A produção é uma das áreas mais delicadas do laboratório, tendo como grande desafio conciliar qualidade e produtividade. Neste artigo irei abordar especificamente a produtividade, e como um bom planejamento e controle da produção podem contribuir para:
Aumentar a produtividade, através do melhor aproveitamento do tempo disponível da equipe;
Reduzir atrasos de entrega dos trabalhos, visto que com o planejamento de produção, os trabalhos são alocados de acordo com a disponibilidade de agenda dos técnicos e não somente de acordo com a data de entrega para o cliente, tendo como objetivo que o trabalho seja realizado o mais breve possível. Nesse caso a tendência é antecipar a entrega dos trabalhos, além de permitir o remanejamento na programação para os casos urgentes;
Avaliar a produtividade por técnico, através do comparativo do que foi planejado com o que foi realizado.
Para que o planejamento de produção seja eficiente, é necessário primeiramente conhecer a capacidade produtiva de cada setor, através da identificação do tempo médio necessário para execução de cada etapa de produção de acordo com o nível do profissional (iniciante ou experiente).
Esse tempo será utilizado como referência no planejamento, para que os trabalhos sejam distribuídos de acordo com a disponibilidade de agenda de cada técnico. Assim será possível realizar o controle e gestão da produção por funcionário, comparando previsto x realizado.
Para auxiliar na elaboração do planejamento de produção, bem como na programação e controle, segue disponível um explicativo passo a passo, juntamente com um modelo de controle semanal de produção.
Para acessar basta realizar o download:
Comments